Cristiano Ronaldo na partida entre Porto e Juventus pela Champions League

Champions: Cristiano Ronaldo vai mal, Porto surpreende Juventus e abre vantagem nas oitavas de final

17/02/2021

Porto e Juventus se enfrentaram nesta quarta-feira (17), no Estádio do Dragão, pela primeira partida das oitavas de final da Uefa Champions League. Melhor para os comandados por Sérgio Oliveira, que venceram por 2 a 1, gols de Taremi e Marega, e largaram na frente por uma vaga nas quartas. Chiesa diminuiu para a Juve, que contou com um Cristiano Ronaldo apagado.

O resultado deixou os portugueses em vantagem na busca de uma vaga nas quartas de final. O time pode, agora, empatar na Itália que se classifica. O segundo confronto acontece em 9 de março, em Turim.

A Juventus, por sua vez, precisará vencer pelo placar mínimo de 1 a 0 que se classifica. Se o Porto marcar, a Velha Senhora terá que vencer por dois gols de diferença. Caso vença por 2 a 1, a partida será decidida na prorrogação e, se mantiver a igualdade de placares, nas penalidades.

O Porto não vencia há quatro partidas. Os últimos quatro resultados dos Dragões tinham sido empates tanto no Campeonato Português, quanto na Taça de Portugal. Os lusitanos estão em segundo no campeonato nacional e a 10 pontos de distância do líder Sporting.

Já a Juventus, uma das favoritas ao título continental, foi surpreendida e somou mais uma derrota consecutiva. Ao todo, chegou à terceira. No Italiano, a Velha Senhora está em quarto, a oito pontos da líder Inter de Milão.

O primeiro tempo foi de equilíbrio. Mas, a Juventus ficou com 61% da posse de bola. No entanto, foi o Porto que aproveitou as chances e marcou o gol. E foi logo com um minuto de jogo. Bentancur recuou fraco para Szczesny, que dividiu com Taremi. O iraniano deu um carrinho, levou a melhor e abriu o placar.

A segunda etapa repetiu a primeira e o Porto voltou a marcar logo com um minuto. Manafá fez linda jogada pela direita e deixou o brasileiro Alex Sandro para trás. O português cruzou e achou Marega. O atacante ajeitou, bateu de esquerda e ampliou a vantagem dos Dragões.

Mas, já no final, a Juventus voltou para o confronto. Aos 36, Rabiot avançou pela esquerda, cruzou e achou Chiesa no meio da área. O meia chegou chapando e recolocou a Velha Senhora no jogo. 

Nos acréscimos, Cristiano Ronaldo caiu dentro da área e ficou pedindo pênalti. O árbitro sinalizou que estava ouvindo o VAR e apitou o fim da partida. Após o apito final, os jogadores da Juventus foram para cima e pediram explicações. 

Noite difícil para Cristiano Ronaldo

Definitivamente, não foi a noite de Cristiano Ronaldo. Logo em sua primeira oportunidade, teve impedimento marcado. Mas, não estava. Nas outras chances que teve ao longo da partida, ou foi travado, ou foi desarmado.

Ficha técnica

Porto 2 x 1 Juventus

GOLS: Taremi e Marega (Porto); Chiesa (Juventus)

  PORTO: Marchesín; Manafá, Mbemba, Pepe e Sanusi; Corona, Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio (Luis Díaz); Marega (Grujic) e Taremi. Técnico: Sérgio Conceição

  JUVENTUS: Szczesny; Danilo, de Ligt, Chillini (Demiral) e Alex Sandro; Chiesa, Bentancur, Rabiot e McKennie (Morata); Cristiano Ronaldo e Kulusevski (Ramsey). Técnico: Andrea Pirlo

Estatísticas

– Taremi foi o iraniano a marcar na Champions League

– Porto venceu após 4 partidas empatando

– Juventus chegou ao jogo sem vitória 

– Cristiano Ronaldo não marca há 3 jogos


Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo por suas ligas no próximo final de semana.