Messi encontra Messi no novo comercial de MasterCard

Messi se encontra com Messi: como é o novo comercial que tem o craque argentino como duplo protagonista

12/05/2022

Há um punhado de esportistas que se converteram em ícones globais. E entre eles provavelmente não há ninguém mais que conhecido do que Lionel Messi, que não passa despercebido em nenhum canto do planeta.

Tudo o que Leo faz é notícia, e no caso do novo spot publicitário da Mastercard – que acaba de ser lançado e no qual ele é protagonista – deveria receber dobrado, já que nele Messi se encontra com Messi.

Sim, você não leu errado: por meio de Inteligência Artificial, Messi se encontra com um “eu” mais jovem, para repassar o impacto que o futebol segue tendo em sua vida, contagiando a paixão pelo jogo mais popular do mundo.

O vídeo, que Messi postou em sua conta de Instagram, é parte de uma campanha da Mastercard para celebrar seu apoio mantido à Uefa Champions League, competição que Messi ganhou quatro vezes. Na América Latina e no Caribe, forma parte de campanhas em Argentina, Colômbia, Peru e México, e está disponível em Priceless.com.

“Meu sonho sempre foi, desde pequeno, me tornar um jogador de futebol profissional. Nunca imaginei que acabaria indo a Barcelona aos 13 anos… Mas a verdade é que cheguei muito jovem, e não foi fácil”, disse Messi.

“Tive que deixar tudo para trás, minha vida na Argentina, meus amigos, minha família. Tive que superar muitas dúvidas e medos para chegar onde estou hoje, honestamente muito mais do que imaginava quando criança. Mas posso agradecer à paixão e ao amor que sinto por este esporte”.

Em nome da Mastercard, seu CMO-Global, Raja Rajamannar, também falou sobre o novo comercial: “Estamos muito felizes em unir forças com nosso embaixador global da marca, Lionel Messi, e compartilhar seu amor pelo futebol: é um convite a seguir nossa paixão e priorizar o que é importante, algo que ressoa especialmente neste momento”, disse ele. “Queremos celebrar o interesse mundial pelo futebol na final da Uefa Champions League em Paris, que será disputada no final deste mês, e aproximar os torcedores das suas paixões”.

Para dar vida ao jovem Messi, a equipe de produção usou um novo método de Efeitos Visuais (VFX) chamado “Neural Rendering“, usado pela primeira vez para um comercial, sob a liderança do supervisor de VFX da The Mill, Thiago Porto, especialista no assunto.

Em outras palavras, um render sintético, a imagem digital final, foi desenvolvido por meio de Inteligência Artificial, em vez da maneira tradicional, por computação gráfica.

Nesse processo, os dados com milhares de referências do jovem Messi são carregados primeiro em uma plataforma de IA. Junto com fotos, vídeos e sons dos movimentos de Leo, também são carregados vídeos de atores com características semelhantes ao jogador de futebol e, com todas essas informações, a plataforma de Inteligência Artificial produz uma imagem digital final, que é então usada nas imagens ao vivo que aparecem no comercial.

Ninguém melhor do que Messi para descrever o resultado: “A tecnologia é incrível! Quando mostrei para minha família e amigos, eles não acreditaram! Me ver interagir com meu eu mais jovem me deu arrepios. É sempre um prazer interagir com crianças, mas o que a tecnologia fez para representar Messi quando criança é notável”, disse Leo.

“Gostaria que a vida real me desse a chance de conhecer meu eu mais jovem para lhe transmitir confiança e contar que todo o trabalho árduo e os sacríficos darão seus frutos um dia, e que ainda está jogando o jogo que ama”.

Além do aspecto técnico, porém, o que transcende é a mensagem que Leo Messi quer transmitir: “Minha mensagem é um clássico, mas acho que todos precisamos ouvi-la e lembrá-la de vez em quando: que embora a vida mude, e o mundo ao nosso redor também, precisamos nos abraçar às nossas paixões e às coisas que mais importam. São essas paixões que podem impulsioná-lo e ajudá-lo em qualquer situação. Porque todos nós passamos por muita coisa nos últimos anos, e nunca é mais importante do que agora abraçar a vida e priorizar aquilo que mais importa para nós. Espero que muitos possam se reconectar com a criança que há em todos nós e que os inspire a ir atrás de seus sonhos”.