Vinicius Jr. foi um dos destaques da goleada do Real Madrid sobre o Celta, em Balaídos, pela segunda rodada de LaLiga 2022/23

Real Madrid condena fala racista contra Vinicius Jr. e indica medidas legais: ‘Futebol deve ser exemplo de valores’

16/09/2022

Real Madrid condenou as manifestações com termos racistas ditos por um empresário espanhol e direcionados a Vinicius Jr.


O Real Madrid se posicionou publicamente sobre as manifestações com termos racistas ditos por um empresário espanhol e direcionados a Vinicius Jr. durante programa de TV na Espanha.

Na última quinta-feira (15), Pedro Bravo, presidente da Associações de Agentes Espanhóis, usou termo racista ao comentar a polêmica envolvendo comemorações do atacante do Real Madrid em partidas de LaLiga.

Em comunicado emitido em seu site nesta sexta-feira, o clube condenou as declarações e disse ‘instruiu seus serviços jurídicos a tomar medidas legais contra qualquer pessoa que use expressões racistas contra os jogadores’.

Durante entrevista ao famoso programa de TV ‘El Chiringuito’, Bravo comparou o brasileiro a um macaco, o que gerou reações fortíssimas de repúdio por todo o mundo.

“Tem que respeitar o adversário. E quando você marca um gol em seu adversário, se quiser sambar, vá para o Sambódromo, no Brasil. Aqui, o que você tem que fazer é respeitar seus companheiros de profissão e deixar de brincar de macaco. Tem que respeitar”, disse Bravo.

Veja abaixo o comunicado emitido pela Real Madrid

O Real Madrid repudia todo os tipos de expressões e comportamentos racistas e xenófobos no campo do futebol, no esporte e na vida em geral, como os lamentáveis e infelizes comentários feitos nas últimas horas contra nosso jogador Vinicius Junior.

O Real Madrid quer mostrar todo o seu amor e apoio a Vinicius Junior, um jogador que entende o futebol como uma atitude perante a vida baseada na alegria, respeito e desportividade.

O futebol, que é o esporte mais global que existe, deve ser um exemplo de valores e convivência.

O clube instruiu seus serviços jurídicos a tomar medidas legais contra qualquer pessoa que use expressões racistas contra nossos jogadores.

Origem de toda a confusão

Na última segunda-feira, a rede de televisão Movistar divulgou imagens de sua câmera de dentro do campo e fez uma leitura labial das palavras de Vinicius Jr. Ele é provocado, provoca também e ouve reprimendas de arbitragem, rivais e até mesmo companheiros.

Em uma das imagens, por exemplo, ele ouve provocações de um rival – a televisão não tinha sua câmera focada nos jogadores do Mallorca – e responde: “Ele fala muito!”.

Posteriormente, reclama ao árbitro: “Não me deixam jogar! Falta, falta, falta… No fim das contas, não jogo.”

Em outras filmagens, o enfrentamento verbal de Vinicius Jr. com os rivais aumenta e gera até atitudes de seus companheiros.

O brasileiro provoca o zagueiro Antonio Raíllo, dizendo “dá outra, dá outra!”, sendo reprimido por Alaba imediatamente.

Na sequência, ele conversa de maneira amistosa com o lateral-esquerdo do Mallorca, Jaume Costa.

Jaume Costa: “Por favor, você está vacilando. Pare, por favor.”

Vini responde: “Estão me batendo a partida inteira.”

Jaume: “Mas só podemos fazer isso.”

Percebendo os ânimos esquentados, Ancelotti tenta intervir. O técnico do Real Madrid é flagrado pela câmera gritando: “Silêncio!”

Mas Vini Jr seguiu com seus enfrentamentos verbais. O brasileiro foi cobrar o técnico do Mallorca, Javier Aguirre, dizendo “Isso não!”. O veterano Toni Kroos até tentou afastá-lo, mas sem sucesso.

“O treinador disse para me pegarem!”, confessou Vinicius Jr. a Nacho, conforme flagrou a leitura labial. O brasileiro teria ficado irritado com a orientação do técnico rival para fazerem faltas nele.

Recado de rival do Atlético de Madrid

Em entrevista ao canal Movistar+ nesta quinta-feira (15), Koke, capitão do time de Simeone, comentou sobre as comemorações de Vinicius Jr e respondeu se a torcida colchonera ficaria irritada com uma possível dancinha do brasileiro.

“Haveria confusão, com certeza. É normal. Se no final marca um gol e decide dançar, é o que quis fazer. Se eu entendo ou não? Cada um tem sua forma de ser e celebra os gols como quer”, disse.

O Atlético de Madrid recebe o Real Madrid, no domingo (18), às 16h, pela 6ª rodada de LaLiga. A partida terá transmissão pela ESPN no Star+.