Ituano comemora título da Série C de 2021

Série C do Brasileirão pode mudar de sistema de disputa a partir de 2023; entenda

30/12/2021

A Associação de Clubes irá sugerir à CBF que a Série C passe a ser disputada em pontos corridos a partir de 2023


A Série C do Brasileirão pode sofrer uma mudança significativa em breve. A Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF) promete que irá sugerir à CBF que a terceira divisão passe a ser disputada em pontos corridos a partir de 2023.

Em entrevista à rádio CBN Diário na última semana, o presidente da associação, Francisco Battistotti, revelou a intenção de pedir a mudança.

“Na primeira semana de janeiro temos uma reunião na CBF com os líderes da Série C para acertar e tentar convencê-los a mudar a fórmula do campeonato. Tem uma disparidade muito grande”, disse.

“Se fizermos pontos corridos, um jogando contra o outro, é mais justo. É como uma Série B. Não sei o que a CBF pensa ainda. É mais caro, mas você também tem que buscar recursos. Quando faz pontos corridos, o produto melhora também, completou.

Atualmente, a Série C conta com 20 clubes, mesmo número da primeira e da segunda divisões, mas é disputada em duas fases. Na primeira, dois grupos de 10 se enfrentam entre si, com os quatro melhores colocados de cada avançando. Vale lembrar que os grupos são formados de forma regionalizada.

Na segunda fase, os oito classificados se dividem em dois grupos e os dois melhores de cada garantem acesso para a Série B. Os dois piores de cada grupo da primeira fase são rebaixados para a Série D.